2017 - 2018
Universidade de Cambridge
Professor visitante (visiting scholar) no Departamento de Sociologia.
Sisa
Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas
O Sisa é equipe com perspectiva interdisciplinar centrada em dois programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA): o PPG em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), sediado no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), e o PPG Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), sediado no Instituto de Letras e Comunicação (ILC).
O grupo reúne docentes e alunos de doutorado, mestrado e graduação e organiza atividades de pesquisa, difusão científica, formação, orientação e extensão em torno de três linhas de pesquisa:
1. Ciências sociais compreensivas, fenomenológicas e hermenêuticas
A linha promove uma discussão teórica e metodológica sobre o aporte que a fenomenologia e a hermenêutica, bem como o campo das sociologias compreensivas, trazem para as ciências humanas e sociais.
2. Experiência social, identificações e processos intersubjetivos
A linha estuda, com apoio da ciências sociais compreensivas, fenomenológica e hermenêuticas, fenômenos e formas sociais da sociabilidade, da intersubjetividade, das identidades e identificações e das sensibilidades amazônicas. Indaga ainda sobre tipificações e afetividades e procura compreender as formas vivenciais dessa experiência social.
3. Desenvolvimento endógeno e experiência social na Amazônia
A linha busca compreender os sentidos do desenvolvimento endógeno na vida quotidiana e nas relações sociais das populações amazônicas. Nesse sentido, objetiva estudar as dinâmicas da coesão social e do conflito, das sociações e socialidades, das sensibilidades e das partilhas de visões de mundo presentes nessas populações.
Os Cadernos do Sisa
"Cadernos do Sisa" é um blog de pesquisa da nossa equipe. Iniciado durante a pandemia de Covid 19, estamos desenvolvendo uma reflexão sobre essa doença e seus impactos sociais, pensando nela a partir de nossa experiência de pesquisa, mas futuramente esperamos diversificar as temáticas, sempre com o espírito de desenvolver um veículo de comunicação da ciência acessível à audiência externa à Academia. Com esse blog tentamos pensar na conjuntura e através dela, com preocupação e compromisso com aquilo que é imediatamente contemporâneo e irridentemende quoditiano. Estamos nos mundo da vida, escrevemos nela, por meio dela e com o cuidado dela.