2017 - 2018
Universidade de Cambridge
Professor visitante (visiting scholar) no Departamento de Sociologia.
Referências
Utilizadas em Entre o Mito e a Fronteira
Referências teóricas, metodológicas e historiográficas
AFFERGAN, Francis. Exotisme et altérité. Paris, PUF, 1987.
ALPERS, Svetlana. L’Atelier de Rembrandt. La liberté, la peinture, l’argent. Paris, Gallimard, 1991.
ANDERSON, Benedict. Imagined Communities. Londres / Nova York, Verso, 1983.
________ L’Imaginaire national. Paris, La Découverte, 1996.
ASSIS, Rosa. O vocabulário popular em Dalcídio Jurandir, Belém, Edufpa, 1992.
________ Edição crítica de Chove nos campos de Cachoeira. Belém, Unama, 1998.
AZEVEDO, José Eustáchio de. Literatura paraense. Belém, Oficinas gráficas do Instituto Lauro Sodré, 1943.
BAAR, J.J. van. The place of space in narration. A semiotic approches to the problem of litterary space. With an analysis of the roule of space in J.E.Babel’s ‘Konarmija’. Amsterdam, Rodopi B.V., 1983
BADASU, Cosmas. Le même et l’autre. Espace et rapports de pouvoir dans le roman français (1871-1914). New York / Paris, Peter Lang, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguage, 2a ed., Brasília / São Paulo, UnB / Huicitec, 1993.
BATES, Henry Walter. Um Naturalista no rio Amazonas. Belo Horizonte, Itatiaia, 1979.
BAXANDALL, Michael. L’Oeil du Qattrocento. Lusage de la peinture dans l’Italie de la renaissance. Paris, Gallimard, 1985.
BECKER, Bertha R. O Uso político do território: questões a partir de uma visão do terceiro mundo, in BECKER, Berta R. (org.) Abordagens políticas da espacialidade. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1983, pp. 1-21.
________ A Fronteira em fins do século XX. Proposições para um debate sobre a Amazônia, In Espaço e debates, ano IV, n° 13, 1984.
________ Amazônia. São Paulo, Ática, série Princípios, 1990.
BECKER, Berta, MIRDA, M. et MACHADO, L. Fronteira amazônica: questões sobre a gestão do território. Brasília / Rio de Janeiro, UnB / UFRJ, 1990.
BECKER, Howard. Les Mondes de l’art. Paris, Flammarion, 1998. BEGUIN, Auguste. L’Âme romantique et le rêve. Paris, Corti, 1939.
BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo, Brasiliense, 1984.
________ Sobre o Conceito de História, In Magia e técnica, Arte e política (Obras Escolhidas, vol. I). São Paulo, Brasiliense, 1985.
________ O Narrador. Considerações sobre a Obra de Nikolai Leskov, in Magia e técnica, Arte e política (Obras Escolhidas, vol. I). São Paulo, Brasiliense, 1985.
________ Paris, capitale du XIXème siècle, Le Livre des Passages, Paris, Cerf, 1989.
BENOIST, Jocelyn. La subjectivité, In KAMBOUCHNER (dir)
Notions philosophyques, tome II. Paris, Gallimard, 1995.
BENTO, Antônio. Ismael Nery, In BENTO, Antônio, Introdução a Murilo Mendes. São Paulo, Gráficos Brunner, 1973.
BERGSON, Henri. Essai sur les données immédiates de la conscience, PUF, 1958.
BERQUE, Jacques. Qu’est-ce qu’une identité collective? In TENDAY. I. Mélanges ofertes à Lévy-Strauss. Paris, Seuil, 1976.
BESSA, Maria Elisa Souto. Existe uma poética amazônica? In Leituras da Amazônia. Revista internacional de arte e cultura, Année I, n° 1, abr 1998 - fev 1999, pp. 25-31.
BEZERRA NETO, José Maia. José Veríssimo: Pensamento social e etnografia da Amazônia, In Dados – Revista de Ciências Sociais, vol. 42, n° 3. Rio de Janeiro, 1999.
BAUGNET, Lucy. L’identité sociale. Paris, Dunod, 1998.
BHABHA, Hommi. The Other question: Difference, discrimination and the discourse of colonialisme, In BAKER, Francis et al. (eds.), Litterature, politiques and theory. Londres, Methuen, 1986, pp.148-72.
________ The Location of culture. Londres / New York, Routledge, 1994.
BLIN, Thierry. Sociologie phénoménologique et ratio mundi (a partir d’Alfred Schutz), In Sociétés, n° 53. Bruxelles, De Boeck, pp. 247-254.
BLOOR, David, Wittgenstein. Rules and institutions. Londres, Routledge, 1997.
BOGÉA, J. Arthur. ABC de Maria Lúcia Medeiros. Belém, UFPa, 1991, col. Xumucuí, série Literatura.
________ ABC de Bruno de Menezes – O operário do verso. Belém, UFPa, 1992, col. Xumucuí, série Literatura.
BOLLE DE BAL, Marcel. De l’Esthétique sociale à la sociologie existentielle: sous le signe de la relience, In Sociétés, n°36. Bruxelles, De Boeck, 1992, pp.169-177.
BORNEUF, Roland L’organisation de l’espace dans le roman, in Etudes littéraires, tome 3, vol.1, 1970, 79-94.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira, 3a ed. São Paulo, Cultrix, 1981.
BOUDON, Raymond et BOURRICAUD, François. Dicionaire critique de la sociologie. Paris, PUF, 1982.
BOURDIEU, Pierre. Les Gègles de l’art. Genèse et structure du champ littéraire. Paris, Seuil, 1992.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Allan. L’amour de l’art. Paris, Minuit, 1969.
BOYER ARAUJO, Veronique. O pajé e o caboclo / De homem a entidade, in Revista Mana. Estudos de antropologia social do programa de pós-graduação do Museu Nacional. Rio de Janeiro, Museu Nacional, 1999, tome 5, vol 1, pp.29-56.
BRAGA, Cléo Bernardo de Macambira. A pé com a liberdade, 2 vols. Belém, Imprensa Oficial do Estado, 1985.
BRENTANO, Psychologie von empirischen Standpunkt apud PAISANA, João, Fenomenologia e hermenêutica: A relação entre as filosofias de Husserl e Heidegger. Lisboa, Presença, 1992 [1874].
BUARQUE, Sérgio A. et al., Integração fragmentada e crescimento da fronteira norte, in AFFONSO, Rui de B. Álvares et SILVA, Pedro Luiz Barros (orgs) Federalismo no Brasil. Desigualdades regionais e desenvolvimento. São Paulo, Fundap, 1995.
BUARQUE DE HOLLANDA, Sérgio. Visão do paraíso os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil, 6a ed. São Paulo, Brasiliense, 1994.
BURGER, Dietrich et KITAMURA, Paulo. Importância e viabilidade de uma pequena agricultura sustentada na Amazônia oriental, in KOHLHEPP, Gerd & SCHRADER, Achim (orgs.), Homem e natureza na Amazônia, Nlaubeuren, 1987.
CAILLÉ, Alain. Critique de la raison utilitaire. Paris, La Découverte, 1989.
CÂMARA CASCUDO, Luis da. Meleagro. Rio de Janeiro, Livraria Agir Editora, 1951
________ Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo, Melhoramentos, 1974 [1954].
CÄMARA Jr., Joaquim Mattoso da. Ensaios machadianos. Rio de Janeiro, Ao livro técnico, 1973.
CAMPOFIORITO, Quirino. História da pintura brasileira no século XIX. Rio de Janeiro, Pinakothekhe, 1983.
CAMPOS, Ápio. O verbo e o texto. Estudos linguístico e literários. Belém, Falângola, 1979.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto, Problemas e hipóteses relativos à fricção interétnica: sugestões para uma metodologia. Revista do Instituto de Ciências Sociais, tome 4, vol. 1, 1967.
________ Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo, Pioneira, 1976.
CASTORIADIS, Cornelius. L’institution imaginaire de la société. Paris, Seuil, 1975.
CEFAÏ, Daniel. Phénoménologie et sciences sociales. Alfred Schütz, Naissance d’une anthropologie philosophique. Genève, Librairie Droz, 1998.
CHAVES, Ernani. A Matriz, o Duplo, o Protótipo: Figuração do Outro em Haroldo Maranhão. Belém, 2001, mim.
CHAWAF, Chantal. Le corps et le verbe. La langue en sens inverse. Paris, Presses de la renaissance, 1992.
CHERMONT DE MIRANDA, Vicente. Glossário paraense ou coleção de vocábulos peculiares à Amazônia e especialmente à ilha do Marajó. 2a. ed. Belém, Universidade Federal do Pará, 1968 [1908].
CHIKAOKA, Miguel Takao. Imagens do Norte, in MAGALHÃES,Angela et MARTINS, JoséCarlos. Amazônia. Luz e reflexão. Funarte (Fundação Nacional de Artes) / Conac (Consejo nacional de la cultura de la Republica de Venezuela). Rio de Janeiro / Caracas, série Extra Camara, no 2, março 1997, pp. 109-112.
COURNARIE, Laurent. L’existence. Paris, Armand Collin, 2001.
COX, Ronald R. Schutz’s theory of relevance: A phenomenological critique. Boston / Londres, Martinus Nijhoff / The Hague, 1978.
DECOURT, Pierre. L’Identité et la perte, in Revue Française de Psychanalyse, 1999, tome 63, vol. 4.
DELEUZE, Gilles et GUATTARI, Félix. O que é a filosofia ? Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
DENIS, Paul. Soi-même comme un autre. Identité relative et identité absolue, in Revue Française de Psychanalyse, 1999, tome 63, vol. 4, p. 1105.
DERRIDA, Jacques. Psyché, inventions de l’autre. Paris, Galilée, 1987.
DESCOMBES, Vincent. Relation intersubjective et relation sociale, in BENOIST, Jocelyn et KARSENTI, Bruno (dirs), Phénoménologie et sociologie. Paris, PUF, 2001, pp. 127-155.
DEWEY, John. Logique, théorie de l’enquête. Paris, PUF, 1967. DILTHEY, Wilhelm. Introduction à l’étude des sciences humaines. Essai sur le fondement qu’on pourrait donner à l’étude de la société et de l’histoire. Paris, PUF, 1942.
DUARTE, Abelardo. Um folguedo do povo: o Bumba-meu-boi. Belém, Caeté, 1957.
DURAND, Gilbert. Le retour des immortels, in Le temps de la réflexion. Paris, Gallimard, 1982.
EISENZWEIG, Uri. L’Espace imaginaire du texte et l’ideologie / Propositions théoriques, in DUCHET, Claude, Sociocritique. Paris, Fernand Nathan, 1979, pp. 183-87.
FAUSTINO, Mário. Poesia-Experiência. São Paulo, Perspectiva, 1977.
________ Carta a Ruy Barata, publicada em BARATA, Ruy, Antilogia. Belém, RGB, 2000.
FERNANDES, José Guilherme dos Santos. Largueza e lassidão: A mitopoética do espaço das águas. Belém, dissertação de mestrado apresentada ao curso de pós-graduação em Letras da UFPa, 1998.
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. A cidade dos encantados: Pajelanças, feitiçarias e religiões afrobrasileiras na Amazônia (A constituição de um campo de estudo). Campinas, Universidade de Campinas (Unicampo), dissertação de mestrado, 1996.
FISCHER, Michael M. J. Da antropologia interpretativa à antropologia crítica, in Anuário antropológico. Rio de janeiro / Fortaleza, Tempo Brasileiro / UFC, 1985, pp. 55-72.
GALVÃO, Eduardo. Santos e visagens. Um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas. São Paulo, Companhia Editora Nacional, Biblioteca Pedagógica Brasileira, 1955.
GELLNER, Ernest. Nations et nationalismes. Paris, Payot, 1983. GILSON, E. La Philosophie au moyen âge. Paris, 1986.
GOETHE, Johan Wolfgang. Les Affinités électives. Paris, le Grand livre du mois, 1999 [1809].
GOFFMAN, Erving. The Presentation of self in everyday life. Nova York, Doubleday, 1959.
________ La Mise en scène de la vie quotidienne. Paris, Minuit, 1973.
________ Les Cadres de l’expérience. Paris, Minuit, 1991.
GOLDMAN, Lucien. Dialética e ciências humanas. Lisboa, Editorial Presença, 1972.
________ Dialética e cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
________ Le Dieu cachê. Paris, Gallimard, 1956
________ Propos Dialectique, Paris, Gallimard, 1959.
GOMES DA SILVA, Elanir. O Africanismo em batuque. Belém, Secdet, 1985.
GREIMAS, A. J. Sémiotique et sciences socials. Paris, Seuil, 1976.
GRENAND, Françoise; GRENAND, Pierre. L’identité insasiable – les caboclos amazônicos, in Etudes Rurales, Paris, Editions de l’Ecole d’Hautes Etudes en Sciences
Sociales, 1990.
GRENIER, Jean. Essais sur la peinture contemporaine. Paris, Gallimard, 1959.
La Vie quotidienne. Paris, Gallimard, 1968. GUATTARI, Félix Caosmose / Um novo paradigma estético. Rio de
Janeiro, Editora 34, 1993.
GUENANCIA, Pierre. L’Identité, in VAMBOUCHNER, Denis (dir.) Notions de philosophie, tomo II, Paris, Gallimard/Folio, 1995, pp. 563-635.
JAFFRELOT, Christophe. La Démocratie en Inde : religion, caste et politique. Paris, Fayard, 1998.
JULIEN, Claude. Space and civil rhights ideology: The exemple of Chester Himes’s The third generation’, in Sociocriticism, tome 4, vol. 5, 1987, pp. 143-57.
HASKELL, Francis. Mécènes et peintres. L’Art et la société au temps du baroque italien. Paris, Gelimard, 1991 [1963].
HAYES, Carlton J.H. Nationalisme: a religion. New York, The MacMillian Company, 1960.
HEIDEGGER, Martin. Chemins qui ne mènent nulle part. Paris, Gallimard, 1962.
________ Lettres sur l’humanisme. Paris, Montaigne, 1964.
________ La volonté de puissance en tant qu’art, in Nietzsche I, Paris, Gallimard, 1990.
________ Ser e tempo, 4ª ed. Petrópolis, Vozes, 1993.
________ L’époque des conceptions du monde, Paris, Gallimard, 1999 [1938].
HEINICH, Nathalie. Ce que l’art fait à la sociologie. Paris, Minuit, 1998.
HERKENHOFF, Paulo. Elza Lima, a emergência do projeto, in Catálogo do 12° Salão Arte Pará. Belém, Grupo Liberal,
1993, s/d.
HOBSBAWN, Eric. A Idade dos impérios. São Paulo, Companhia das Letras, 1988.
HUME, David. Traité de la nature humaine, essai pour introduire la méthode expérimentale dans les sujets moraux, Livro I, Parte IV, sections 2 e 6, 2 vols., Paris, Aubier, 1946.
HUSSERL, Edmund. Leçons pour une phénoménologie de la conscience intime du temps, Paris, PUF, 1964 [1928].
________ Krisis. La crise des sciences européennes et la phénoménologie transcedantale. Paris, Gallimard, 1976.
________ Idées directrices pour une phénomenologie. Paris, Gallimard, 1950 [1913].
IFNOPAP - Projeto intregrado O imaginário nas formas narrativas orais populares da Amazônia. Belém, www.ufpa.br/ifnopap.
JAMENSON, F., apud BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa; HUYSSEN, Andreas. Pós-modernismo e política. São Paulo, Rocco, 1991.
KARSENTI, Bruno. Marcel Mauss. Le fait social total. Paris, PUF, 1994.
KHON, Hans. The idea of nationalism : A study in its origins and background. New York, MacMillian Company, 1956.
LEFBVRE, Henri. Le Manifeste différentialiste. Paris, Gallimard, Idées, 1970
________ Le Nationalisme contre les nations. Paris, Méridiens Klincksieck, 1988.
LEFEBVRE, Lucien. La Vie quotidienne dans le monde moderne. Paris, Gallimard, 1968.
LEONARDI, Victor. Entre árvores e esquecimentos. História social nos sertões do Brasil, Brasília, Universidade de Brasília / Paralelo 15, 1994.
LEROY, Jean-Pierre. Uma Chama na Amazônia. Rio de Janeiro, Vozes / Fase, 1991.
LEVINAS, Emmanuel. Le Temps et l’autre. Montpellier, Fata Morgana, 1979.
LÉVY-STRAUSS, Claude. Race et histoire. Paris, Gonthier, 1968. LIMA, Deborah de Magalhães. The Social category caboclo:history, social organization, identity and outsider’s social classification of an Amazonian region (The middle Solimões). Cambridge, Cambridge University, tese doutoral, 1992.
LIMA, Nísia Trindade. Um Sertão chamado Brasil. São Paulo, Revan Editora, 1999.
LUCAS, Fábio. Compromisso literário. Rio de Janeiro, Livraria São José, 1964.
LUZ, Elias. Sonho da verticalização está perto do fim, in
caderno Painel, jornal “O Liberal”, 09-02-2003.
LYOTTARD, Jean-François. La Condition post-moderne Rapport sur le savoir. Paris, Minuit, 1988.
MACHADO, Ismael. A Amazônia se decifra ou se devora, in O Liberal. Belém, 31 de dezembro de 2000.
MACHADO, Lia. Urbanization and migration in Legal Amazonia: Suggestion for a geopolitical approach, in IGU:Brazilian Geopolitical Studies,Volume I, Rio deJaneiro,1982.
MACHADO COELHO, Innocêncio. Paulino de Brito, filólogo e poeta. Conferência na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará, 16-09-1969.
________ Os Gallé de Antônio Faciola, in A Província do Pará. Belém, 29/02/1976.
MAFFESOLI, Michel. La Conquête du présent, sociologie de la vie quotidienne. Paris, Desclée de Brouwer. 1998 [1979].
________ L’Ombre de Dionysos, Contribution à une sociologie de l’Orgie. Paris, Le Livre de poche, 1991 [1982].
________ La Connaissance ordinaire. Précis de sociologie compréhen- sive. Paris ,1985.
________ Le Temps des tribus. Le déclin de l’individualisme dans le société postmodernes. Paris, La table rond, 1988.
________ Aux Creux des apparences. Pour une éthique de l’esthétique. Paris, Plon, Le livre de Poche, 1990.
________ La Raison interne. In Sociétés, n° 34. Bruxelles, De Boeck, 1994, pp. 127-143.
________ Éloge de la raison sensible. Paris, Grasset, 1996.
________ L’Instant éternel. Le retour du tragique dans les sociétés postmodernes. Paris, Denoël, 2000.
MALIGO, Pedro. Ruínas idílicas: a realidade amazônica de Dalcídio Jurandir, in Revista da USP, São Paulo, n° 13, Ed USP, 1992.
MANNHEIM, Karl. Sociologia do conhecimento, vol. I. São Paulo, Res Editora, 1968 [1956].
MARQUET, Jacques. L’Intégration du noveau ou la dynamique
du moi et des choses, in BAJOT, Guy et
BELIN, Emmanuel (dirs.). Contributions à une sociologie du sujet. Paris, l’Harmattan, col. Logiques sociales, 1997, pp. 75-93.
MAUSS, Marcel. Essai sur le don. Forme et raison de l’échange dans les sociétés archaïques, in Sociologie et Anthropologie. Paris, Quadridge / PUF, 1991 (1950), pp. 143-279.
MEAD, George H. L’Esprit, le soi et la société. Paris, PUF, 1963 [1934].
MEGGERS, Betty J. Environmental limitation on the developpment of culture, in American Anthropologist, n. 56, pp. 801-824, New York, 1954.
_________ Amazônia: man and culture in a counterfeit paradise.
Chicago, Aldine, 1971.
MENEZES, Bruno de. Apresentação de Tapera e vivência do poeta. Caderno Letras e Artes de A Província do Pará, 5 de junho de 1960, p. 2.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
MERQUIOR, José Guilherme. O Significado do pós- modernismo, in O significado do pós-modernismo. O fantasma romântico e outros ensaios. Petrópolis, Vozes, 1980.
MICHAUD, Guy. L’ethnotype comme système de significations. In MICHAUD, Guy (dir.), Identités collectives et relations inter- culturelles. Nice/Paris, Institut Européen des Hautes Etudes de Nice, Centre d’Etudes des Civilisations de l’Université de Paris X, 1987.
MIRANDA, Aristóteles Guilliod de. O Poder (im)pronunciado. Umaleitura de Verdevagomundo. Belém, dissertação de mestrado apresentada ao curso de pós-graduação em Letras da UFPA, 1995.
MITSCHEIN, Thomas et al. Urbanização selvagem e proletarização passiva na Amazônia. O caso de Belém. Belém. Cejup/ Naea, 1989.
MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira: modernismo, 3a ed. São Paulo, Cultrix, 1996.
MOKARZEL, Mariza. Panorama da pintura no Pará. Catálogo da exposição do acervo do Museu do Estado do Pará. Belém, Museu do Estado do Pará, mim., 2001.
MONNEROT, Jules. Les Faits sociaux ne sont pas des choses. Paris, Gallimard, 1946.
MONTEIRO, Benedito. O Capitalismo avassala o Verde Vagomundo. O que fazem os escritores? Belém, jornal O Estado do Pará, 20 de janeiro de 1979.
MORAIS REGO, José de. Colonialismo cultural e provincianismo. Belém, jornal O Estado do Pará de 15 de dezembro de 1979, 2° caderno, p. 2.
_________ Quarenta anos de arte. Belém, edição do autor, 1986, p. 76.
MORÁN, Emilio F. The adaptive system of the amazonian caboclo, in WAGLEY, Charles. Man in the Amazon. Gainesville, the University Presses of Florida, 1974.
MOREIRA, Eidorfe. Conceito de Amazônia. Belém, s/r 1958.
_________ Ideias para uma concepção geográfica da vida. Belém, s/r 1960.
_________ O primeiro romance belemense. Belém, A Província do Pará, 27 de maio de 1984, 2° caderno, p. 13.
MORIN, Edgar. Penser l’Europe. Paris, Gallimard, 1997.
_________ L’Identité humaine. Paris, Seuil, 2001. MOSCOVICI, Serge, La Psychanalyse, son image, son public. Paris,
PUF, 1961.
MOULIN, Raymonde. Le Marché de la peinture en France. Paris, Minuit, 1967. et L’artiste, L’institutions et le marché. Paris, Flammarion, 1992.
MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI, Levantamento do acervo etnográfico. Belém, CNPa/MPGE, 1985.
M’UZAM, Michel de. L’Identité et la question du double. Le Jumeau paraphrénique ou aux confins de l’identité, in Revue Française de Psychanalyse, 1999, tome 63, vol. 4, p. 1140.
NIETZSCHE, Friedrich. La Volonté de puissance. Paris, Le livre de poche, 1991.
NOEL, Emile. Le Darwinisme aujourd’hui. Paris, Seuil, 1979.
NUGENT, Stephen. Amazonian caboclo society. An essay on invisibility and peasant economy. Providence, Berg, 1993.
NUNES, Benedito. O Dorso do tigre. São Paulo, Perespectiva, Série Debates, 1969.
_________ Introdução, in MARTINS, Max. Não para consolar.
Belém, Cejup, 1988.
_________ Apresentação, in FAUSTINO, Mário. Os Melhores poemas, 2a ed. São Paulo, Global, 1988.
_________ Entrevista ao jornal O Liberal. Belém, 19 de abril de 1998, cad. Cartaz pp. 4-5.
_________ Entrevista, in Projetus, Jornal da Fadesp, Belém, n° 9 jan/fev 1999.
_________ O nativismo em Paes Loureiro, in PAES LOUREIRO, João de Jesus, Obras reunidas, volume II. São Paulo, Escrituras, 2001, s/p.
NUNES, Paulo. Aquanarrativa: Uma leitura de Chove nos campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir, in NUNES, Paulo e FARES, Josse. Pedras de encantaria. Belém, Universidade da Amazônia, 2001.
NUNES, Paulo, FARES, Josse, FARES, Bel et VINAS, Rivaldo.
Texto e pretexto. Belém, Governo do Estado do Pará, 1988.
OLIVEIRA, Adélia Engrácia de. Amazônia: Modificações sociais e culturais decorrentes do processo de ocupação humana (séc. XVII ao XX), in Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, série Antropologia, tomo 4, vol. 1. Belém, 1988.
OLIVEIRA, Alfredo. Paranatinga, 2a ed Belém, Cejup, 1990
_________ Ritmos e cantares. Belém, Secretaria de Estado da OPPENHEIMER, Agnès. Identité (verbete), in MIJOLA, Alain (dir.). Dictionnaire International de la Psychanalyse. Paris, Calmann-Lévy, 2002.
OZORIO DE ALMEIDA, Anna Luiza. Colonização dirigida na Amazônia. Rio de Janeiro, Instituto de pesquisa econômica aplicada, 1992.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Apresentação, in id., O Remo Mágico. Belém, Sagrada Família, 1975.
_________ Editorial, in Revista Cultural. Belém, Fundação Cultural do Pará, setembro 1988, n° 4, pg. 2.
_________ Cultura amazônica. Uma Poética do imaginário. Belém, Cejup, 1995.
_________ A conversão semiótica na cultura amazônica, in Elementos de estética, 3a ed., Belém, Universidade Federal do Pará, 2002.
PAREYSON, Luigi. Conversations sur l’esthétique. Paris, Gallimard, 1992.
PARKER, Eugene Philip. Caboclization: The transformation of the Amerindian in Amazonia (1615-1800), in PARKER, E.PH. (org.) The amazon caboclo: Historical and contemporary perspectives. Miami, University of Florida, 1985.
PARMENIDE de Elée, Le poème, fragments III e IV, Paris, PUF, 1996.
PATRONI, Felippe. Obras escolhidas. Belém, Falângola, 1975.
PEREIRA COELHO, Maria do Carmo. Elementos míticos no Minossauro. Belém, Editora Regiona, 1990.
PETREY, Sandy. Discours social et littérature dans Germinal’, in Littérature, tome 22, pp. 59-74. Paris, 1976.
PIÑON, Sidney. Estado e cultura popular, in FONSECA, Nelson Costa, Espaço Científico, n° 1, dossier Aculturação, Belém, s/ref., 1985, pp. 33-45.
PINTO, Lúcio Flávio. Internacionalização. No fogo cruzado, in Agenda Amazônica, Belém, 2000, ano II, n° 15, pp. 1-3.
PINTO, Renan Freitas. Geografia do exótico, in Leituras da Amazônia. Revista internacional de arte e cultura. Ano I, número 1, abr 98 - fev 99, pp. 45-54.
POLETTO, Ivo et CANUTO, Antônio. Nas Pegadas do povo da terra. 25 anos de Comissão Pastoral da Terra. São Paulo, CPT, 2000.
PRESSLER, Günter Karl. A alegoria na pós-modernidade, in Moara, Revista dos cursos de pós-graduação em Letras. Belém, Universidade Federal do Pará, n. 7, p. 79-100, jan./jul., 1997, p. 86.
PRUSSIA, Adalbert da. Brasil: Amazonas-Xingu. Belo Horizonte, Itatiaia, 1977.
RAMA, Angel. La Novela en America Latina. Panoramasas 1920 - 1980. Bogotá, Instituto Colombiano de Cultura, 1982.
REPÓRTER 70 (seção de jornal). Jornal O Liberal, 20/02/2003. RIBEIRO, Berta G. Museu e memória, in Revista de Antropologia, volumes 30/31/32, 1987/88/89.
RICOEUR, Paul. Temps et récit, t. II, 2a ed. Paris, Seuil, 1990.
_________ Temps et récit, t. III. Paris, Seuil, 1985. RIFFATERRE, Michael. Essais de stylistique. Paris, Flammarion,
1971.
ROCHA, Alonso et al. Bruno de Menezes ou a sutileza da transição: Ensaios. Belém, Cejup / Universidade Federal do Pará, 1994.
ROCQUE, Carlos. Antologia da cultura amazônica, vol. 2: Poesia – I-Z. Belém, Amazônia Edições Culturais, 1970.
ROUANET, Paulo Sérgio. É a Cidade Que Habita os Homens ou São Eles que Moram Nela?, in Revista da USP - Dossiê
W. Benjamin. São Paulo, USP, 1992.
_________ Prefácio a VELOSO, Mariza et MADEIRA, Angélica, Leituras brasileiras. Itinerários no pensamento social e na literatura. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999.
MARQUET, Jacques. L’intégration du noveau ou la dynamique du moi et des choses, in BAJOT, Guy et BELIN, Emmanuel (dirs.) Contributions à une sociologie du sujet. Paris, l’Harmattan, col. Logiques sociales, 1997, pp. 75-93.
RUDINESCO, Elizabeth et PLON, Michel. Dictionnaire de la psychanalyse. Paris, Fayard, 1997.
SAID, Edward. Orientalism. New York, Vintage Books, 1978. SCHWARTZ, Roberto. Ao Vencedor as Batatas. Forma Literária e Processo Social nos Inícios do Romance Brasileiro. São Paulo, Livraria Duas Cidades, 1977.
SCHÜTZ, Alfred. Sens commun et interprétation scientifique de l’action humaine, in Le chercheur et le quotidien, Paris, Méridiens-Klincksieck, 1987 [1953].
_________ Collected papers. The Hague, Pays-Bas, Martinus Nijhoff, 1976, 3 vols.
SCHUTZ, Alfred et LUCKMANN, Alfred. The structures of the life- world. Evanston, Northwester University Press, 1973.
SHIOSE, Yuki et ZYLBERBERG, Jacques. L’identité culturelle et l’état anthropologue, in FALL, Khadiyatoulab et TURGEON, Laurier (dir.) Champ multiculturel, transactions interculturelles. Des théories, des pratiques, des analyses. Paris, L’Harmattan, 1998, pp. 99-134.
SIMÕES, Maria do Socorro. Metamorfose: A relevância do tema em narrativas orais da Amazônia paraense, in Moara. Revista do curso de pós-graduação em Letras da UFPa. Belém, n° 10, pp. 47-62, jul-dez 1988.
SNEAD, James. European pedgrees / African contegions: nationality, narrative and comunality in Tutola, Acheb and Reed, in BHABHA, Hommi, Nation and narration. Londres/ New York, Routledge, 1990, pp. 231-49.
SOUZA SANTOS, Boaventura de. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira, in Tempo Social. Revista de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) tome 5, no. 1-2, pp. 31-52, 1993 (editado em novembro de 1994).
STRAUSS, Anselm. Miroirs et masques. Paris, Metailié, 1992. TAJFEL, Henri. Human groups and social categories. Cambridge, Cambridge University Press, 1981.
TALON-HUGON, Carole. Archilecteur, verbete in Les Cahiers de Noesis, n° 2, Paris, CNRS, hiver 2000/01.
TELES, Maria Clara. Amazônia: na e-fusão dos (s)eus sentidos, a encantação, o a-sombra-mento, as vi(s)agens. Um gesto de leitura. Belém, Universidade Federal do Pará, dissertação de mestrado apresentada ao curso de pós-graduação em Letras, 1996.
TRIGUEIRO, Oswaldo. A Crise do Federalismo, in Revista Brasileira de Estudos Políticos, no. 11, junho de 1961.
WAGLEY, Charles.Uma comunidade amazônica. Um estudo do homem nos trópicos. São Paulo, Editora Nacional, 1957.
WATIER, Patrick. Une introduction à la sociologie comprehensive.
Belfort, Circé, 2002.
WEBER, Max. Economy and society. Berkeley, University of California Press, 1978.
WEINSTEIN, Barbara. Persistence of caboclo culture in the Amazon: The impact of the rubber trade (1850-1920), in PARKER, E.PH. (org.) The amazon caboclo: Historical and contemporary perspectives. Miami, University of Florida, 1985.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo, Paz e Terra, 1992. ZAVALA, Iris M. Bakhtin and otherness: Social heterogeneity,
in Critical studies tome 2, vols 1 et 2, 1990, pp. 77-89.
Produções estéticas referenciais para a pesquisa Suporte impresso sobre papel
AGE DE CARVALHO, João. Ror (1980-1990). São Paulo, Duas Cidades e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 1990.
BARATA, Ruy. Anjo dos abismos. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1943.
_________ A Linha imaginária. Belém, Edições do Norte, 1951.
BARRIGA, Heliana. Índio. Belém, ed. do autor, s/d.
_________ Olha a Maria Igarapé. Belém, ed. do autor, s/d.
BASTOS, Abguar. Terra de Icamiaba, 3a ed. Manaus. Universidade do Amazonas, 1997.
_________ Safra. Rio de Janeiro, José Olympio, s/d.
BRITO, Paulino de. Contos amazônicos. Belém, s; ref, 1900.
CAMPOS, Ápio. Fandango. Belém, Falângola, 1968.
CAMPOS, Humberto de. Poesias completas – 1904-1931. Rio de Janeiro, W.M. Jackson, 1957.
CECIM, Vicente. Viagem a Andara. O Livro Invisível. São Paulo, Iluminuras, 1988.
_________ Silencioso como o paraíso. São Paulo, Iluminuras, 1996.
_________ Ó serdespanto ! Lisboa, Íman Edições, 2001. COSTA, Wenceslau. Terra Amazônica. Belém, s/r, 1929.
DARWICH, Rosângela. Quando Fernando VII usava paletó. Belém, Falângola, 1982.
DARWICH, Sérgio. Elegias. Belém, ed. do autor, s/d.
DE CAMPOS RIBEIRO, José Guilherme. Cais de pirilampos. Belém, Falângola, 1983.
DOLZANI, Luis (Herculano Marcos INGLÊS DE SOUZA), História de um pescador : cenas da vida do Amazonas, 2a ed. Belém, Secretaria de Estado da Cultura, 1980, col. Lendo o Pará, vol. 8.
FAUSTINO, Mário. O homem e sua hora. Rio de Janeiro, Livros de Portugal, 1955.
_________ Os melhores poemas, 2a ed. São Paulo, Global, 1988.
FLORES, Jacques. Berimbau e gaita. Belém, Typografia Oriental,1925.
_________ Cuia Pitinga. Rio de Janeiro, Andersen, 1936.
_________ Panela de barro. Rio de Janeiro, Andersen, 1947.
GUIMARÃES, Ildefonso. História sobre o vulgar. Belém, Falâgola, 1961.
_________ Senda bruta. Belém, Falângola, 1965.
ILDONE, José. Romanceiro da Cabanagem, Belém, Secdet, 1985.
INGLÊS DE SOUZA, Herculano Marcos. O coronel sangrado. Belém, UFPa, 1968.
_________ O cacaulista. Belém, UFPA, 1973.
JURANDIR, Dalcídio. Chove nos Campos de Cachoeira, 3a ed. Be- lém, Cejup, 1991 [1941].
_________ Marajó, 3a ed. Belém, Cejup, 1992 [1947].
_________ Três Casas e um Rio, 3a ed. Belém, Cejup, 1994 [1958].
_________ Belém do Grão-Pará. São Paulo, Martins, 1960.
_________ Passagem dos Inocentes, 2a ed. Belém, Falângola, 1984 [1963].
MARANHÃO, Haroldo. A Estranha xícara. Rio de Janeiro, Saga, 1968.
_________ Voo de galinha. Belém, Grafisa, 1978.
_________ Os Anões. São Paulo, Marco Zero, 1983.
_________ Jogos infantis. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1984.
_________ Rio de raivas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1987.
_________ Pará capital Belém : Memórias e coisas e loisas da cidade. Belém, Fundação Cultural do Município de Belém, 2000.
MARQUES DE CARVALHO, João. Hortênsia, 2a ed., Belém, Secretaria de Estado da Cultura, 1989 [1888].
MARTINS, Max. O Estranho: poemas. Belém, ed. do autor, 1952.
_________ H’Era. Rio de Janeiro, Saga, 1971.
_________ Não para consolar. Poemas reunidos: 1952-1992.
MEDEIROS, Maria Lúcia. Zeus, ou a menina e os óculos. Belém, Cejup, 1988.
_________ Velas, por quem ? Belém, Cejup, 1990.
_________ Quarto de hora. Belém, Cejup, 1994.
MENEZES, Bruno de. Batuque. Belém, ed. do autor, 1939.
_________ Maria Dagmar. Rio de Janeiro, Getúlio Costa, 1950.
MONTEIRO, Benedito. Verde Vagomundo, Belém, Cejup, 1991.
MORAES, Eneida de. Aruanda, 2a ed. Belém, Secretaria de Estado da Cultura, 1989 [1957], col. Lendo o Pará, vol. 2.
_________ Banho de cheiro, 2a ed. Belém, Secretaria de Estado da Cultura, 1989 [1963], col. Lendo o Pará, vol.2.
MOTTA, Acrísio. Coisas Profanas. Belém, s/r, 1895.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Tarefa. Belém, ed. do autor, 1969.
_________ O Remo Mágico. Belém, Sagrada Família, 1975.
_________ Altar em Chamas e Outros Poemas, Belém, Cejup, 1989.
RANGEL, Alberto. Inferno Verde. Milão, 1904.
REBELLO, José Olyntho Barroso. Triste sorte (conto), in A Revista. Belém, 1898.
RIBEIRO DE SOUZA, Júlio Cézar. Pyraustas. Belém, s/r.
RODRIGUES, Annamaria Barbosa. Lírica. Belém, Secult, 1985.
SIQUEIRA, Antônio Juraci. Piracema de sonhos. Belém, ed. do autor, 1987.
_________ Eu, o filho do boto. Belém, ed. do autor, s/r.
TAVARES, Juvenal. Serões da mãe Preta. Belém, Secretaria de Estado da Cultura, 1990, série Lendo o Pará.
TAVERNARD, Antonio. Fêmea. Belém, 1930.
_________ Místicos e bárbaros. Belém, Conselho Estadual de Cultura, 1980.
TENREIRO ARANHA, Bento de Figueiredo. Obras. Lisboa, Typographia da Companhia Nacional Editora, 1899.
VILLAR FERREIRA, José Maria de. Paixão nos trópicos, Belém,
Secdet/Falângola, 1985.
WILKENS, Henrique João. A conversão e reconciliação do Gentio Muhra (A Murhaida). Lisboa, Impressão Régia, 1819.
Suporte fonográfico
BANDEIRA, Walter. Clichê (Lp). Belém, s/ref., 1991.
BARATA, Paulo André. Nativo (Lp). Rio de Janeiro, Continental, 1978.
_________ Amazon river (Lp). Rio de Janeiro, Continental, 1980.
_________ Paulo para sempre Rui (Cd). Belém, Engeplan, série Música Popular Paraense, 1990.
_________ Paulo André Barata (Cd). Belém, Secult, Selo Uirapuru, o canto da Amazônia, Belém, 1997.
BASTOS, Lucinha. Lucinha Bastos canta a Amazônia I (Cd), Belém, 1999.
_________ Lucinha Bastos canta a Amazônia II (Cd), Belém, 2000.
BELEM, Fafá de. Tamba-tajá (Lp). Rio de Janeiro, Polygram, 1979.
BRITO, Maria Lenora Menezes de et OTSHOUBEY, Eliana Cutrim. Waldemar Henrique (Cd). Belém, Universidade Federal do Pará, Vol 1 da Col Nos Originais, 1992.
CARDOSO, Maria Helena Coelho. Músicas de Waldemar Henrique
(Lp). Belém, Governo do Pará, 1976.
CAVALLÉRO, Pedrinho. Pássaro cantador (Cd). Belém, ed. do autor, 1996.
CHAVANTES, Leila. Passos do meu tempo (Cd). Belém, Playson /
L. Chavantes Produções, s/d.
CHAVES, Nilson. Dança de tudo (Lp). Rio de Janeiro, ed. do autor, 1981.
_________ Amazônia (Lp). Rio de Janeiro, 1990.
_________ Tudo índio (Cd). Rio de Janeiro, M&M Studio, 1995.
_________ Em dez anos (Cd). Belém, Outros brasis, s/d.
CHAVES, Nilson et LIMA, Vital. Waldemar (Cd). Belém, Outros brasis, s/d.
CHAVES, Nilson et TAPAJÓS, Sebastião. Amazônia brasileira (Cd). Belém, Outros brasis, 1997.
COUTINHO, Guilherme. Guilherme Coutinho. AP 80 anos. (Lp). Belém, Assembleia Paraense, 1996.
CRISTINA, Ana. Flor do Grão-Pará (Cd). Belém, 1991. CUPIJO, mestre. Siriá. Mestre Cupijó e seu ritmo (Lp). Rio de
Janeiro, Continental, 1975.
DUBOC, Jane et TAPAJÓS, Sebastião. Da minha terra (Cd). Belém, Secult, Selo Pará instrumental, Belém, 1997.
FABRICIO. Desvelo (Cd). Belém. Prefeitura de Belém, 2002. FONSECA, Wilson. Wilson Fonseca (Cd). Belém, Secult, Selo
Uirapuru, o canto da Amazônia, Belém, 1996.
FREITAS, Walter. Tuyabae Cuaá (Cd), Belém, Sonopress Rimo da Amazônia, s/d.
GOVERNO DO PARÁ / Secretaria Executiva de Administração. 1° Servifest. Festival de música do servidor público do Estado do Pará (Cd), Belém, s/d.
GOVERNO DO PARÁ / Secretaria Executiva de Administração. 3° Servifest. Festival de música do servidor público do Estado do Pará (Cd), Belém, s/d.
GOVERNO DO PARÁ / Secretaria Executiva de Administração. 4° Servifest. Festival de música do servidor público do Estado do Pará (Cd), Belém, s/d.
GOVERNO DO PARÁ/Secretaria Executiva da Cultura. Carimbó de Marapanim (Cd). Belém, Secult, Selo A música e o Pará, 1997.
GUIMARÃES, Alcyr. Minha alma popular (Cd), Belém, MC Produções, s/d.
HABIB, Salomão. Belém. O azul e o raro. Violões da Amazônia (Cd). Belém, 1998.
HENRIQUE, Waldemar. Waldemar Henrique (Cd). Belém, Secult, Selo Uirapuru, o canto da Amazônia, 1996.
LIMA, Carlos (producteur). Olá, Belém. Cantos do Portal da Amazônia. Belém, Cultura Laser Fonográfica, s/d.
LIMA, Vital. Canto vital (Cd), Belém, Solu Assessoria Fonográfica e Multimídia, s/d.
MADRIGAL DA UFPA, regido por SILVA CASTRO, João Bosco da. Rapsódia amazônica (Lp). Belém, Universidade Federal do Pará, 1990.
NEGO NELSON. Nego Nelson (Cd). Belém, Secult, Selo Uirapuru, o canto da Amazônia, 1997.
NORMAN BATES. Norman Bates (Cd). Belém, Ná Figueiredo Rec, 2002.
OLIVEIRA, Alfredo. Alfredo Oliveira (Cd). Belém, Secult, Selo Uirapuru, o canto da Amazônia, 1997.
PEREIRA, Nazaré. Amazônia (Lp). Rio de Janeiro, 1979.
_________ Caixa de sol (Lp). Rio de Janeiro, RCA, 1982.
_________ Brasileira. Tout simplement (Cd). Rio de Janeiro, Polygram, 1994.
PINDUCA. Carimbó e sirimbó no embalo do Pinduca, vol.1 São Paulo, Beverly / NMC, s/d.
_________ Carimbó e sirimbó no embalo do Pinduca, vol.2 São Paulo, Beverly / NMC, s/d.
_________ Carimbó e sirimbó no embalo do Pinduca, vol.5 São Paulo, Beverly / NMC, s/d.
PINHEIRO, Andréa. Fiz da vida uma canção. Andréa Pinheiro canta Waldemar Henrique. Belém, Amazônia Celular, 2001.
PREFEITURA DE BELÉM. Dança das águas (Lp do festival Três canções para Belém). Belém, Prefeitura Municipal, 1978.
SAMBAS ENREDO DO CARNAVAL 99 (Cd). Belém Fumbel, 1999.
SENA, Chico. Chico Sena (Cd). Belém, Universidade Federal do Pará, selo Música e memória, vol. 3, 1995.
TAPAJOS, Sebastião. Tapajós, ontem e sempre (Cd). Belém, Secult, Selo Pará instrumental, 1996.
TEIXEIRA, Tó. Tó Teixeira (LP), Série Música e memória, Vol. 2. Belém, Universidade Federal do Pará, 1993.
VEREQUETE. Verequete (Cd). Belém, Secult, Selo Uirapuru, o canto da Amazônia, 1997.
VILLAR, Roberto. A nuvem (Lp). Belém, Studio M Produções, 1995.
_________ Ator pincipal (Lp). Belém, Studio Digitape, 1996.
Coleções de artes plásticas e visuais
Coleção da Galeria Theodoro Braga. Coleção da Galeria Debret.
Coleção da Galeria Municipal de Artes. Coleção do Museu de Artes de Belém. Coleção do Museu do Estado do Pará.
Coleção do Museu da Imagem e do Som do Estado do Pará. Coleção do Museu do Centro Cultural Brasil – Estados Unidos. Coleção de fotografias de Elza Lima.
Coleção de fotografias de Flavya Mutran. Coleção de fotografias de Luiz Braga.
Coleção de fotografias de Miguel Chikaoka.
Exposições de artes plásticas
AMAZONARTE 90 (exposição coletiva). Belém, Galeria Theodoro Braga, 1990.
ARTE AMAZONAS: ARTISTAS PARAENSES (exposição coletiva). Belém, Galeria Theodoro Braga, 1992.
A TRANSIÇÃO (exposição coletiva). Belém, Galeria Rômulo Maiorana, 1990.
ARTE AMAZONAS (exposição coletiva). Belém, Galeria Theodoro Braga, 1992.
EIRÓ, Jorge, Geraldo TEIXEIRA et SOBRAL, Acácio. Trilogia.
Belém, Museu do Estado do Pará, 1998.
MEIRA, Ruy. Cerâmicas. Belém, Galeria Rômulo Maiorana,
MORAIS RÊGO, José Pires de. Retrospectiva Folclórica. Belém, Paratur, 1976.
_________ O Belo e o macabro. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1979.
MUSEU DO ESTADO DO PARÁ. Artes paraenses do século XX. Belém, Museu do Estado do Pará, 2003.
NASSAR, Emmanuel. Bandeiras. Belém, Museu do Estado do Pará, 1998.
QUEIROZ, Armando et LIMA, Elza. De longe, de perto: olhares (exposição de arte plástica e fotografia). Belém, Galeria Theodoro Braga, 1996.
RICCI, Paolo. Sublimações. Belém, Galeria Rômulo Maiorana, 1988.
SALÃO ARTE PARÁ (salão anual de artes plásticas e fotografia). Belém, Galeria Rômulo Maiorana, 1982 a 1998.
SALÃO PARAENSE DE ARTE CONTEMPORÂNEA (salão anual de artes plásticas e fotografia). Belém, Secretaria de Estado da Cultura, 1992 a 1994.
SALÃO PEQUENOS FORMATOS (salão anual de artes plásticas). Belém, Universidade da Amazônia, 1995 a 1999.
SANTOS, Marinaldo. Elétrica mundo. Belém, Galeria Rômulo Maiorana, 1990.
SARUBBI, Waldir. Este rio é minha rua. Belém, Galeria Theodoro Braga,
_________ Outras Memórias. Belém, Museu do Estado do Pará, 1998.
SOBRAL, Acácio. Visíveis. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1992.
_________ Encontro com Jano. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1994.
_________ Ogivas Encáusticas. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1996.
_________ Das Aparências da Encáustica. Belém, Galeria do Ministério Público do Estado-Espaço Cultural Ernesto Pinto.
16 ARTISTAS PARAENSES (exposição coletiva). Belém, Espaço Cultural, Galeria da Caixa Econômica Federal, 1986.
Exposições de fotografia
I JORNADA DE FOTOGRAFIA - 24 HORAS DE BELÉM (exposição coletiva). Belém, Galeria Romulo Maiorana, 1992.
III MOSTRA PARAENSE DE FOTOGRAFIA - FOTOPARÁ 84 (exposição coletiva) Belém,Galeria Theodoro Braga, 1984.
88 MOVIMENTOS (exposição coletiva). Belém, Galeria Debret, 1988.
AMORIM, Paulo. Os Caminhos da Amazônia. Belém, 1997. BRAGA, Luiz. No Olho da rua. Belém, Galeria Angelus, 1984.
_________ À Margem do Olhar. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1987.
_________ Anos-Luz. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1992. CHIKAOKA, Miguel. Olho. Belém, Hall Ismael Nery, 1991.
COLETIVA DE FOTÓGRAFOS DO PARÁ (exposição coletiva). Belém, Galeria Ângelus, 1985, por ocasião da IV Semana Nacional de Fotografia.
FOTONORTE (exposição coletiva), Belém (em itinerância pelo Brasil), 1987.
FOTONORTE - AMAZÔNIA, O OLHAR SEM FRONTEIRAS (exposição coletiva). Belém, Museu do Estado do Pará, 1997.
KALIF, Eduardo. Ver-o-Peso Ver-a-Noite. Belém, FotoAtiva, 1985.
_________ Brincando no Caminho. Belém, Galeria Ângelus, 1989.
_________ Nós, os Outros. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1991.
KLAUTAU FILHO, Mariano. Paisagem da Janela. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1988.
_________ Sincronicidades. Belém, Galeria Rômulo Maiorana, 1999. LIMA, Elza. Nunca verás um país como este. Belém, Galeria Rômulo Maiorana, 1993.
MARQUES, Walda. Maria Tira a Máscara que Eu Quero te Ver. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1994.
MUTRAN, Flavya. Palimpsestos. Belém, Galeria Theodoro Braga, 1996.
SANTOS, Paulo. Fotografias. Belém, Galeria Elf, 1991.
VER-O-CÍRIO PASSAR (exposição coletiva). Belém, Núcleo de Artes da UFPA, 1992.
Suporte cinematográfico e audiovisual
CASTRO, Jorane. Journal intime. Paris, 1998.
LUXARDO, Líbero. Um dia qualquer… (filme de longa-metragem) Belém, 1969.
_________ Os brutos inocentes (filme de longa-metragem). Belém, 1975.
MAUÉS VIANNA, Dênio, CASTRO, Jorane et SOARES, Toni. Cenesthesia (vídeo VHS). Belém, 1988.
TAPAJÓS, Renato. Vila da Barca (filme de curta-metragem). Belém, 1964-65.
Coleções digitalizadas disponíveis no ciberespaço
Biblioteca virtual de música paraense (website), www.fcg.pa.gov.br/ bibliov.html
Cultura Pará (website), www.culturapara.com.br
Fotografia Paraense Anos 80/90 (website), www.fotoparaense80-90. pa.gov.br
Museu de Arte de Belém (website), www.belem.pa.gov.br/turismo/ mabe/
Projeto Belém da Memória (website), www.culturapara.com.br/ belemdamemoria/index.htm
â